Intercâmbio de Conhecimentos e Saberes no uso de Recursos Pedagógicos Digitais/FAPERGS

 


 

As tecnologias digitais tornaram a conexão entre as pessoas mais complexa, pois o caráter de sua organização em rede proporciona múltiplas percepções de mudanças diante de uma civilização que questiona os valores dos sistemas educativos tradicionais e os papéis desempenhados pelos professores e estudantes. Elas não são boas ou más, neutras, necessárias ou invencíveis, mas são dimensões de um movimento coletivo heterogêneo e complexo. A escolha de seu uso revela o emocionar do educador, nas potencialidades que ele percebe sua utilização. Lidar com essa diversidade de formas e com a rapidez que elas se atualizam na ecologia cognitiva digital é um desafio para nossa sociedade e particularmente para a educação. Nesse sentido, o grupo de pesquisa em Educação a Distância e Tecnologia (EaDTec) vem realizando pesquisas sobre o imbricamento das tecnologias digitais e de metodologias em ambiente educativos a fim de melhor compreender o fenômeno da educação. Assim a proposta desse projeto é compartilhar conhecimentos e saberes no uso de recursos pedagógicos digitais que potencializem os processos de ensinar e aprender com os professores e estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências química da vida e saúde (PPGEC/FURG) e da Universidade de Aveiro, uma vez que os estudos realizados pelo Centro de Investigação em Ciências de Comunicação e Tecnologias, sob a responsabilidade da Profa. Dra. Lídia J. Oliveira L. Silva, também desenvolvem pesquisas relacionadas às tecnologias educativas.

 

 



Projeto de cooperação internacional Brasil - Cabo Verde para formação de profissionais em ciências, matemáticas e tecnologias/CAPES
 
 

O projeto se propõe a consolidar a internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGEC), que a FURG mantém em Associação Ampla com a UFRGS e a UFSM. As estratégias de ação se desenvolverão através da criação de uma Rede de Colaboração com professores do Departamento de Ciência & Tecnologia da Universidade do Cabo Verde. Através dessa ação cooperativa é possível promover o intercâmbio acadêmico, bem como realizar pesquisas internacionais a respeito das mudanças epistemológicas, curriculares e culturais necessárias ao ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias no século XXI, visando à construção de alternativas e possibilidades de inovação nos campos de estudo.
 
 

 
 
Projeto de Cooperação Internacional Brasil – Moçambique para formação de professores de Ciências e Matemática/CAPES

Esta proposta abrange um laço de cooperação e intercâmbio por parte da Universidade Federal do Rio Grande (FURG-Brasil), representada pelo Núcleo de estudos em Epistemologia e Educação em Ciências (NUEPEC), Programa de Pós-Graduação em Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM-Moçambique), representada pela Faculdade de Educação – Departamento de Educação em Ciências Naturais e Matemática, visando o desenvolvimento e aprimoramento dos seus grupos de pesquisa e a qualificação dos processos de formação de professores de Ciências e Matemática. Entende-se que a cooperação entre os grupos do Moçambique e do Brasil pode fortalecer os laços de amizade e de produção acadêmica conjunta entre os dois países a fim de melhorar a formação de professores e pesquisadores.