FORMAÇÃO DE EDUCADORES EM UMA ECOLOGIA COGNITIVA DIGITAL: investigando experiências coletivas na produção de material pedagógico/Profa. Dra. Débora Pereira Laurino

Acreditamos que as tecnologias digitais podem proporcionar aos professores e aos estudantes formas diferenciadas de organizar o ambiente educativo tanto presencial como a distância. A interatividade ampliada pelas tecnologias digitais cada vez mais contribuem para a constituição de comunidades interessadas em discussões sobre os mais variados assuntos. Este avanço tecnológico exige, também, a constante atualização das informações que navegam nas redes e apropriação por parte dos estudantes e professores do uso dessa tecnologia. Essas tecnologias permitem a formação de uma rede de conhecimentos que se unem propiciando a expansão da criatividade e da imaginação. Emergem diferentes formas de agir diante do emocionar que afirma a participação ativa, cooperativa, integrada e coletiva de todos como integrantes da humanidade. Lidar com essa a diversidade de formas e com a rapidez que elas se atualizam na ecologia cognitiva digital é um desafio para nossa sociedade e particularmente para a educação. Nesse sentido, o grupo de pesquisa em Educação a Distância e Tecnologia vem realizando pesquisas sobre o imbricamento das tecnologias digitais e de metodologias em ambiente educativos, ambos estudos, embasados na Biologia do Conhecer, a fim de melhor compreender o fenômeno da educação. É compreendendo o espaço educacional como um espaço social que buscamos investigar as experiências coletivas na produção de material pedagógico em uma ecologia cognitiva digital, em que esse coletivo é formado por professores e estudantes. Assim, o principal problema a ser abordado baseia-se em compreender como se constituem as experiências coletivas de professores e estudantes na produção de material pedagógico digital e que produções são essas. Temos como objetivos centrais investigar os significados que enagem sobre e na criação e produção coletiva de materiais pedagógicos digitais e compreender que produções são consideradas pelo coletivo de professores e estudantes como material.


 

REDES DE CONVERSAÇÃO EM UMA CULTURA DIGITAL: investigando o ensino de Matemática no Ensino Superior e na Educação Básica/Prof. Dr. Daniel da Silva Silveira

Vivemos em uma cultura digital e seu uso nos tem provocado o repensar de conceitos e práticas relacionadas ao ensinar e ao aprender Matemática no âmbito de nosso fazer, a docência na Educação Superior e na Educação Básica. Esta pesquisa tem como objetivo investigar como são operadas as tecnologias digitais pelos professores de Matemática no Ensino Superior e na Educação Básica. Para sustentar teoricamente esta investigação nos apoiamos na Biologia do Conhecer de Humberto Maturana e Francisco Varela. A pesquisa é balizada pelo caminho explicativo da objetividade entre parênteses na perspectiva de Maturana e Varela por considerar os pesquisadores como observadores implicados na ação. Para tanto, utilizaremos instrumentos, técnicas e procedimentos para a construção e armazenamento de registros: fóruns no Moodle, questionários, o conversar e a observação. Para organizar e articular os registros gerados na investigação, faremos uso de métodos de análise qualitativa como a Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2011) e o Discurso do Sujeito Coletivo (LEFÈVRE; LEFÈVRE, 2005, 2012) para estabelecer, por meio do linguajear, o explicar científico que está numa objetividade entre parênteses. Posteriormente, as convergências das experiências e dos saberes gerados, nesse processo de pesquisa, darão subsídios para a compreensão de emergências, sob o ponto de vista epistemológico, do ensinar matemática em uma cultura digital no Ensino Superior e na Educação Básica.


  

Tecnologias educativas digitais: repensando os espaços do ensinar e aprender/Profa. Dra. Suzi Samá Pinto

Os avanços das tecnologias digitais trazem para o ambiente educacional um leque de possibilidades, potencialidades e virtualidades, que podem vir a ser atualizadas a cada dia. O que exige análise, avaliação, problematização constantes da inserção destas tecnologias no processo de aprender e das diferentes formas de ensinar potencializadas por elas. Tais análises, avaliações e problematizações devem ter como foco a emergência de subsídios para mudanças e inovações necessárias à Educação. Nesta perspectiva, o presente projeto tem por objetivo analisar e avaliar a inserção das tecnologias digitais no processo de aprender e das diferentes formas de ensinar potencializadas por elas.


 

O eu-professor coletivo-singular: discursos sobre seus saberes e fazeres no contexto das tecnologias/Prof. Dr. Tiago Dziekaniak Figueiredo

Os reflexos da diversificação e do avanço do uso das tecnologias em nossa sociedade recaem diretamente sobre os espaços formativos ganhando cada vez mais notoriedade nestes contextos. Olhar para os diversificados espaços formais e não formais de aprendizagem em diferentes níveis no Século XXI requer que percebamos que as tecnologias, mesmo que em muitos casos timidamente, fazem parte da vida dos sujeitos que neles transitam. Vivemos cada vez mais em uma rede que usa e se beneficia dos avanços destes recursos e no contexto educacional não podemos negá-los, uma vez que seu uso torna-se cada vez mais necessário como forma de adaptação aos movimentos de nossa sociedade. Nesta perspectiva o projeto tem por objetivo compreender como as redes fechadas de conversações constituídas pelos futuros e atuais professores que ensinam matemática na Educação Básica se estruturam em torno da formação para o entendimento, planejamento e utilização de tecnologias de ensino. De cunho qualitativo o projeto está estruturado em etapas que se constituem em um estudo bibliográfico sobre os pressupostos teóricos que orientam a pesquisa, a constituição de uma rede formativa por meio da realização de um curso de aperfeiçoamento sobre o uso de tecnologias digitais acopladas a metodologia de projetos de aprendizagem que servirá como lócus de pesquisa para coleta de dados e posterior análise por meio do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Com o projeto busca-se constituir um coletivo inteligente que aprende no coletivo além de constituir indicadores que servirão como fundamentação para a proposição de futuras ações formativas de acordo com as perspectivas dos sujeitos que integram a rede e que representam a coletividade.


 

Metadesign Educacional: ferramentas de autoria e autonomia compartilhada na convivência digital/TAE Dra. Zélia de Fátima Seibt do Couto

Compreende-se o Metadesign Educacional como um meio para promover mudanças no modo de pensar e agir, no sentido de colocar em ação a busca da superação da abordagem instrumental da produção de conhecimento e da sociedade, na criação de ambientes de aprendizagem que possam evoluir em configurações relacionais, em sistemas baseados em processos abertos, coletivos e co-criativos, colocando os recursos das tecnologias digitais a nosso favor. Nesse sentido, o projeto visa facilitar a apropriação tecnológica e comunicacional na experimentação de novas metodologias e ferramentas digitais de autoria.