2022


 

Homologação dos Candidatos

Resultado


Homologação dos Candidatos

Resultado da Seleção


O Grupo de Pesquisa EaD-TEC, por meio do Laboratório de Educação Matemática e Física (LEMAFI) do CEAMECIM/IMEF, divulga seleção de bolsista de pesquisa vinculado ao Edital EPEC - Pesquisa. Na sequência é possível encontrar todas as etapas do processo de seleção do bolsista. A bolsa é de 12 horas/semanais e o valor de R$ 400,00.

Homologação dos candidatos (até 09 de agosto de 2022)

Resultado da seleção (até 11 de agosto de 2022)

 


O Grupo de Pesquisa EaD-TEC, por meio do Laboratório de Educação Matemática e Física (LEMAFI) do CEAMECIM/IMEF, divulga seleção de bolsista de pesquisa vinculado ao Edital 2022-2023 PROBIC-FAPERGS. Na sequência é possível encontrar todas as etapas do processo de seleção do bolsista.

Homologação dos candidatos

Cronograma das entrevistas

Resultado da seleção

 


2021


SEMINÁRIO MÚLTIPLOS CAMINHOS NO EDUCAR PELA EMOÇÃO DO COOPERAR


SEMINÁRIO SOBRE ENCONTROS E VIVÊNCIAS COM A BIOLOGIA DO CONHECER E DO AMAR


GRUPO DE PESQUISA SE REÚNE NO DIA 17 DE MARÇO E DISCUTE A REALIDADE DO ENSINO NO PERÍODO DA PANDEMIA

No dia 17 de março, o Grupo de Pesquisa EaD-TEC se reuniu e a principal discussão se deu no âmbito de avaliar as ações do ensino no período da pandemia. Durante a reunião os integrantes do grupo apontaram angústias, desejos e possibilidades sobre o ensino no formato on-line e vislumbraram algumas atividades para atender a demanda das escolas públicas do município de Rio Grande e região.

 

Fonte: Prof. Daniel Silveira


GRUPO DE PESQUISA RETOMA AS REUNIÕES NO MÊS DE MARÇO

No último dia 03 de março de 2021, o Grupo de Pesquisa EaD-TEC retomou suas reuniões. A primeira reunião deste ano aconteceu para realizar a acolhida dos novos integrantes (estudantes de graduação, mestrado e doutorado), definir o cronograma de reuniões, bem como as ações e estudos a serem realizadas neste semestre.

 

Fonte: Prof. Daniel Silveira

 


2020


PROF. DANIEL SILVEIRA PROFERE A PALESTRA DE ABERTURA NA V SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS DA FURG

No último dia 24 de agosto de 2020, participou da abertura da V Semana Acadêmica do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas da FURG, campus Santo Antônio da Patrulha, o professor Daniel Silveira. A fala da professor foi direcionada para os Impactos da Educação Digital na Universidade abordando tópicos, tais como, a cibercultura, educação online, o tempo do planejamento de aula e da organização dos estudantes, as possibilidades de interfaces e práticas pedagógicas para dinamizar uma disciplina online, entre outros aspectos. Para saber mais sobre a palestra, assista a live clicando na imagem abaixo. 

Fonte: Diretório Acadêmico do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas

 


LÍDERES DO GRUPO DE PESQUISA EAD-TEC PARTICIPAM DE LIVE SOBRE O PLANEJAMENTO DAS AULAS NO CONTEXTO ONLINE

Na terceira live do projeto AVA Formação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG realizada no dia 21 de julho de 2020, os professores Daniel Silveira e Débora Laurino falam sobre o processo de ressignificar sua atuação no exercício da prática de ensinar e aprender em um contexto on-line. O projeto AVA Formação surgiu para a comunidade universitária aprender mais sobre o Moodle e apropriação digital, ele se configura como um espaço de estudo, apoio instrucional e orientações pedagógicas sobre o AVA FURG. Para saber mais, assista a live clicando na imagem abaixo.

 Fonte: Canal Institucional da Universidade Federal do Rio Grande - FURG

  


AS REUNIÕES DO GRUPO DE PESQUISA CONTINUAM DE FORMA ONLINE

O Grupo de Pesquisa Educação a Distância e Tecnologias (EaD-TEC) continua realizando suas reuniões normalmente. Hoje, 15 de abril de 2020, a reunião foi realizada tendo como temática a análise do instrumento de pesquisa da mestranda Andressa Mayumi, orientanda da profa. Dra. Tanise Novello, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Durante a reunião os colegas puderam fazer questionamentos a mestranda e contribuir na organização do roteiro de entrevista que ela fará aos EduTubers da área de Ciências.

Fonte: Prof. Daniel Silveira

 


INTEGRANTE DO GRUPO DE PESQUISA PARTICIPA DA LIVE DO GT12 SBEM SOBRE IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA

No próximo dia 09 de abril de 2020, a profa. Suzi Samá participará da mesa de discussão do GT12 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) do Brasil. Para ter acesso e participar da live acesse o Qr-code ou pelo link: bit.ly/gt12sbemcovid19

Fonte: Profa. Suzi Samá

 


GRUPO DE PESQUISA EAD-TEC PARTICIPA DA FEIRA DO LIVRO DA FURG COM ATIVIDADES LÚDICAS

A 47ª Feira do Livro da FURG, realizada de 29 de janeiro a 09 de fevereiro de 2020, contou com atividades lúdicas oferecidas pelo Grupo de Pesquisa Educação a Distância e Tecnologias (EaD-TEC), por meio de ações educativas promovidas pelos integrantes do Laboratório de Educação Matemática e Física (LEMAFI). Foram realizadas diferentes atividades envolvendo a Rotação das Estações de Aprendizagem nos 11 dias da Feira.

Fonte: Equipe LEMAFI (2020)

 


2019 


CONFRATERNIZAÇÃO DE FINAL DE ANO ENCERRA AS REUNIÕES DO GRUPO EAD-TEC EM 2019

No dia 11 de dezembro de 2019, o Grupo de Pesquisa Educação a Distância e Tecnologias (EaD-TEC) reuniu os seus integrantes para conversar sobre as atividades realizadas ao longo do ano de 2019 e para traçar metas para o ano de 2020. Cabe salientar, que durante o encontro a profa. Débora Laurino, líder do grupo, comentou sobre o Projeto "Ciências na Educação Básica: ações formativas entre a Escola e o CEAMECIM" e as ações que o grupo está responsável por desenvolver. Este projeto conta com fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pretende disponibilizar, propor e realizar ações formativas e inclusivas, através da experimentação de Objetos de Aprendizado em Ciências (AOC), que visam, por meio da interdisciplinaridade, o aprimoramento do ensino das Ciências nas Escolas, empregando inovação, experimentação e aprendizagem ativa, como ferramentas para o protagonismo do estudante, bem como para a qualificação profissional dos professores da Rede de Educação Básica.

Fonte: Equipe Grupo de Pesquisa EaD-TEC (2019)

 


GRUPO DE PESQUISA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TECNOLOGIA (EAD-TEC) PUBLICA MAIS UM VOLUME DA COLEÇÃO ECOLOGIA DIGITAL

O livro intitulado "A formação de professores online em Ciências e Matemática" apresenta um conjunto de doze artigos que dissertam sobre essa temática por meio de investigações que envolvem o ensino, a pesquisa e a extensão. Os estudos apresentam as questões interdisciplinares de um curso de formação de professores de Ciências, em relação a dinâmica das disciplinas, o currículo proposto e até mesmo o tempo da formação online; discussões sobre a pesquisa-formação online e a docência nesse viés através de projetos de extensão; a análise do potencial de jogos digitais, softwares e objetos virtuais de aprendizagem; e o tecnostress docente oriundo das tecnologias digitais.

Esse volume cinco emerge da busca de professores pesquisadores por compreensões sobre a formação online por meio de investigações realizadas na área de Ciências e Matemática. A obra faz parte da coleção Ecologia Digital organizada pelo Grupo de Pesquisa Educação a Distância e Tecnologia (EaD-TEC) constituído por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Fonte: Equipe Grupo de Pesquisa EaD-TEC (2019)

 


GRUPO DE PESQUISA EAD-TEC PARTICIPA DE TRILHA MULTICULTURAL DA FURG

A trilha multicultural da FURG foi um evento promovido pelas Pró-Reitorias de Extensão e Cultura (PROEXC) e de Assuntos Estudantis (PRAE) com o objetivo de apresentar a comunidade universitária e visitante as diferentes atividades desenvolvidas pela Universidade em cultura e extensão. O nosso grupo, representado por alguns integrantes do LEMAFI, participaram da trilha realizando atividades de experimentação com materiais concretos. 

Fonte: Fernando Halal/SECOM

 


OFICINA "EXPLORANDO OS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS" FOI MAIS UMA AÇÃO DESENVOLVIDA PELO GRUPO DO LEMAFI NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO

No dia 15 de agosto de 2019, a Escola Municipal de Ensino Fundamental José António Carlos Lopes recebeu a equipe do LEMAFI para realizarem a oficina intitulada "Explorando os sólidos geométricos". Durante o turno da manhã foi realizado atividades com os estudantes com o objetivo de propiciar momentos de exploração dos diferentes sólidos geométricos e discutir sobre os conceitos de área, perímetro e geometria espacial, estendendo ao cálculo de volume. Essa oficina é mais uma ação realizada pelos integrantes do Laboratório de Educação Matemática e Física (LEMAFI) da FURG em parceria com a Secretaria de Município da Educação (SMEd) de Rio Grande.

 

Fonte: Equipe LEMAFI (2019)

 


OFICINA DENOMINADA "ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM" É MAIS UMA INICIATIVA IMPLEMENTADA PELOS INTEGRANTES DO LEMAFI A PARTIR DO MÊS DE JULHO DE 2019

As rotações por estações de aprendizagem contam com uma organização de cinco grupos e um monitor/integrante do LEMAFI responsável por dinamizar as atividades em cada grupo. As ações dessa oficina tiveram início na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cipriano Porto Alegre e aconteceram em dois encontros presenciais, nos dias 31 de julho e 01 de agosto de 2019, em dois turnos (manhã e tarde). Da mesma forma, as atividades foram desenvolvidas nos dias 11 e 14 de agosto na Escola Municipal de Ensino Fundamental Bento Gonçalves, na vila da Quinta.

                                                                     Fonte: Equipe LEMAFI (2019)                                                                          

 


OFICINA INTITULADA "A HISTÓRIA E A TECNOLOGIA DIGITAL PROPICIANDO O CONTAR, COMPARAR E OPERAR SOBRE QUANTIDADES" ACONTECEU EM JULHO DE 2019

No dia 10 de julho de 2019, a Universidade Federal do Rio Grande - FURG, por meio do Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática (CEAMECIM), recebeu nos seus espaços estudantes do quarto ano da Escola Municipal do Ensino Fundamental Manoel Mano. A oficina tem como objetivo explorar atividades de iniciação a Matemática por meio da História da Matemática através dos seguintes materiais: pedrinhas, corda e um osso. A atividade também visou discutir sobre as dificuldades dos pastores de dar conta de suas ovelhas devido à falta de um sistema de contagem. Durante a oficina os alunos demonstraram-se curiosos e motivados à realizar as atividades. A interação e a troca de saberes entre os estudantes são aspectos a serem evidenciados ao longo da oficina.

Fonte: Equipe LEMAFI (2019)

 


A OFICINA "MATEMÁTICA ANIMADA NOS ANOS INICIAIS: UTILIZANDO MATERIAL CONCRETO" FOI MAIS UMA ATIVIDADE REALIZADA PELO GRUPO DO LEMAFI NO MÊS DE MAIO DE 2019.

No dia 22 de maio de 2019 realizou-se a oficina "Matemática Animada nos Anos Iniciais: utilizando material concreto" com nove professoras da Escola Municipal de Ensino Fundamental Peixoto Primo. A oficina teve como objetivo explorar o uso do material concreto potencializando o processo de ensino e de aprendizagem de forma lúdica e participativa. Essa atividade soma-se as demais que estão relacionadas ao convênio entre a Universidade Federal do Rio Grande - FURG, por meio do grupo de integrantes do LEMAFI, e a Secretaria de Município da Educação (SMEd) de Rio Grande.

Fonte: Equipe LEMAFI (2019)

 


MAIS UMA EDIÇÃO DA OFICINA "CRIANDO UM OVA NO SCRATCH: A PROGRAMAÇÃO FACILITANDO O CÁLCULO DE JUROS" OCORREU NO INÍCIO DE MAIO DE 2019.

No dia 02 de maio de 2019, no Laboratório de Informática do Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática (CEAMECIM), ocorreu uma nova Edição da oficina "Criando uma OVA no Scratch: a programação facilitando o cálculo de juros". A oficina desenvolvida por integrantes do Laboratório de Educação Matemática e Física (LEMAFI) da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, foi ofertada a discentes do curso de Licenciatura em Matemática. A oficina teve como intenção instigar os participantes a serem ativos em seu próprio processo de aprendizagem, independente do papel que estejam assumindo (professor e/ou aluno) com a finalidade de que eles interajam e motivem-se a participar das atividades e proporcionar, também, uma interação entre professor/aluno e aluno/professor. Essa oficina compõem o catálogo de oficinas oferecidas pela Equipe do LEMAFI em parceria com a Secretaria de Município da Educação (SMEd) de Rio Grande.

 

Fonte: Equipe LEMAFI (2019)

 


OFICINA "TANGRAM E ESCALA CUISENAIRE" FINALIZOU AS ATIVIDADES DO LEMAFI NO MÊS DE ABRIL DE 2019.

Mais uma oficina foi desenvolvida no mês de abril. A oficina foi destinada a professores em formação inicial ou permanente tendo por finalidade discutir, refletir e ressignificar conceitos e propriedades matemáticas a partir da construção do Tangram em papel e na lousa digital, bem como foi utilizado a Escala Cuisenaire para trabalhar situações que envolvem a coordenação viso-motora e a constância de percepção. Essa atividade é realizada pelos integrantes do Laboratório de Educação Matemática e Física (LEMAFI) e faz parte do convênio entre a Universidade Federal do Rio Grande - FURG e a Secretaria de Município da Educação (SMEd) de Rio Grande.

Fonte: Equipe LEMAFI (2019)

 


OFICINA "CRIANDO UM OVA NO SCRATCH: A PROGRAMAÇÃO FACILITANDO O CÁLCULO DE JUROS" ACONTECEU NA PRIMEIRA QUINZENA DE ABRIL DE 2019.

No dia 12 de abril aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Zenir de Souza Braga a oficina "Criando um OVA no Scratch: a programação facilitando o cálculo de juros", a qual buscou retomar conceitos da matemática financeira presente nos desafios propostos no software Scratch por meio do raciocínio lógico matemático presente na linguagem de programação. A oficina faz parte do Convênio entre a Universidade Federal do Rio Grande - FURG e a Secretaria de Município da Educação (SMEd) de Rio Grande, e é desenvolvida pelos integrantes do Laboratório de Educação Matemática e Física (LEMAFI) do Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef).

 

Fonte: Equipe LEMAFI (2019)

 


OFICINA "DIÁLOGOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA: A INTERDISCIPLINARIDADE EM AÇÃO" ACONTECEU NO MÊS DE ABRIL DE 2019.

Aconteceu no dia 10 de abril a oficina "Diálogos de Formação Inicial e Continuada: a interdisciplinaridade em ação" a qual buscou refletir e experienciar atividades interdisciplinares na sala de aula, através da integração entre Ciência e Matemática. A oficina foi realizada por integrantes do Laboratório de Educação Matemática e Física (LEMAFI), entre eles, professores da Universidade Federal do Rio Grande - FURG e da Secretaria de Município da Educação (SMEd) de Rio Grande, bem como bolsistas de extensão e de iniciação científica da Universidade. Participaram da atividade professores em formação continuada e licenciados do curso de Educação do Campo: ênfase em Ciências da Natureza e Ciências Agrárias da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, localizado no campus de São Lourenço do Sul.

 

 

Fonte: Equipe LEMAFI (2019)

A oficina realizada faz parte do Convênio entre a Universidade Federal do Rio Grande - FURG e a Secretaria de Município da Educação (SMEd) de Rio Grande.