Ciências na Educação Básica: ações formativas entre a Escola e o Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática (CEAMECIM)/Profa. Dra. Débora Pereira Laurino

Este projeto propõe ações formativas do ensino de Ciências que visem um trabalho interdisciplinar voltado à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica e a produção de recursos didáticos pedagógicos promovendo a alfabetização digital e científica de estudantes e professores da Educação Básica, da Universidade e do Instituto Federal. O projeto conta com fomento da Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Apêndice I

Apêndice II

Apêndice III

Apêndice IV


 

Abordagem temática na formação inicial e continuada de professores de Ciências e Matemática/Prof. Dr. Daniel da Silva Silveira

É significativa a discussão, no contexto do ensino de Ciências e Matemática, em torno de questões referentes à formação de professores, pois um dos desafios da atualidade é a melhoria do sistema educacional brasileiro. Considerando isso, com este projeto, pretende-se promover espaços de formação docente, inicial e continuada, visando uma maior compreensão da perspectiva da Abordagem Temática como balizadora de propostas de ensino contextualizadas e interdisciplinares. Dessa forma, espera-se contribuir para que os professores em formação e docentes em atuação nos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio tenham condições de elaborar e desenvolver propostas de ensino contextualizadas e interdisciplinares, diminuindo a linearidade e a fragmentação do ensino de Biologia, Física, Química e Matemática. Metodologicamente, o desenvolvimento das atividades envolve, entre outros aspectos, o estudo sistemático de propostas de Abordagem Temática em desenvolvimento no ensino de Ciências e Matemática; o planejamento de módulos de ensino para a socialização e discussão de propostas didático-pedagógicas pautadas na abordagem de temas junto a professores da Educação Básica e licenciandos em Ciências EaD e Matemática; e a construção de materiais didáticos de apoio para a implementação de propostas de ensino contextualizadas e interdisciplinares, organizadas a partir de temas. Com isso, espera-se desenvolver com docentes e futuros professores a construção e implementação de práticas educativas significativas, assim como identificar potencialidades e limites em processos formativos voltados para a inserção e implementação da Abordagem Temática na Educação Básica.


 

ECOLOGIA COGNITIVA DIGITAL: Matemática e Tecnologia na Educação Básica/Profa. Dra. Débora Pereira Laurino

As práticas que constituem o educar são relacionais, pois pressupõem encontros, interações e atualizações. Sob essa perspectiva, pensamos o conhecimento como relações resultantes das possibilidades de experimentações, vivências e convivências, constituídas por conexões singulares, coletivas e institucionais, caminhando, assim, para a construção de uma Ecologia Cognitiva. Ao associarmos a essas práticas as tecnologias digitais passamos a uma Ecologia Cognitiva Digital e refletimos sobre o prefixo \"co\" que remete ao sentido de companhia imbricado ao uso das tecnólogas digitais na qual a presença do outro torna-se imprescindível, uma vez que compartilhamos com alguém, conversamos com alguém, enviamos mensagens para alguém, produzimos posts com e para alguém. A partir dessa perspectiva, nesse projeto desenvolveremos, na parceria Escola Básica e Universidade, oficinas e espaços para que a interação e a cooperação se estabeleçam entre professores e licenciandos da área de Matemática e Tecnologia. As oficinas compreendem a utilização pedagógica da tecnologia e/ou o ensino de Matemática em suporte tecnológico. Esperamos com esse projeto contribuir para a produção de ambientes educativos que possam se reconfigurar em uma Ecologia Cognitiva Digital, e com a formação dos sujeitos envolvidos a partir de uma concepção em que a cooperação é um operar na ação com o outro, no caso na ação pedagógica com professores e estudantes de Matemática ou de Tecnologia.


 

Rede de saberes na Educação Estatística: conexão entre a escola, universidade e comunidade/Profa. Dra. Suzi Samá Pinto

A Pandemia da Covid-19 vivenciada pela humanidade evidencia a importância da ciência, em especial da Matemática e da Estatística. Mais do que apenas a compreensão de números, padrões, esta pandemia demostra a necessidade de romper os muros da disciplinaridade e a necessidade da transversalidade. Precisamos entender conceitos ligados as Ciências Naturais, a Linguagem e a Ciências Sociais e humanas, de forma a desenvolver a capacidade de formular questões críticas, superar nossas crenças e atitudes e nos posicionar, cada vez mais em favor de um ensino de Matemática e Estatística que instrumentalize os estudantes e professores com os conhecimentos escolares, a fim de que eles sejam capazes de compreender o mundo e tomar decisões conscientes que vão impactar em sua vida pessoal e a da sua comunidade. Assim, este projeto tem por objetivo Promover ações que contribuam no desenvolvimento profissional dos professores que ensinam Estatística e Probabilidade na Educação Básica